Golden Boy
Há 19 anos, foi criado o Prêmio Golden Boy, premiação entregue para o melhor jogador que tenha até 21 anos e atuem na Europa. O jornal italiano Tuttosport entregou o prêmio desde ano à Gavi, meio-campista do Barcelona, de 18 anos de idade, mas você sabe quem foram os últimos atletas brasileiros a conquistarem este prêmio e aonde eles foram revelados antes de irem atuar no Velho Continente?
O futebol brasileiro não ganha este prêmio há 13 anos. Sim. Somos uma fabrica de talentos ao futebol mundial, mas os nossos atletas em grande maioria, chegam à Europa aos 21 anos de idade ou próximo a completarem a idade limite.
No ano de 2006, o ainda menino Anderson, um dos principais nomes da famosa Batalha dos Aflitos de 2005, que marcou a história do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, seu clube formador, desembarcou em Portugal para defender as cores do Futebol Clube do Porto, se destacou, ganhou duas Primeira Liga de Portugal em 2005–06 e 2006–07, no ano se transferiu para a Inglaterra e atuou no Manchester United, sendo um dos jogadores preferidos de Sr. Alex Ferguson, até que no ano de 2008 após ser campeão com os Diabos Vermelhos, o famigerado Pelezinho da Rubén Berta venceu o Prêmio Golden Boy daquele ano.
No ano seguinte, um menino nascido em Pato Branco, um município localizado ao Sudoeste do Paraná, venceu o prêmio. O nome dele é Alexandre Pato. O jovem atacante revelado pelo Sport Clube Internacional, apareceu ao futebol mundial no ano de 2006 no ano que o seu clube foi campeão mundial, após grande repercussão pelo seu impressionante desempenho, Pato foi atuar em um gigante clube da Itália, o Milan. A chegada de Pato foi tão surreal na Terra da Bota, que no ano de 2009, Alexandre Pato venceu o Golden Boy.
Ambos atletas foram formados no futebol gaúcho, estado que pode se orgulhar por ter dois times campeões mundiais, é histórica a reclamação de ambos por não terem força política no futebol nacional, mas eles formaram os últimos atletas a vencerem o Prêmio Golden Boy. O que falta para o futebol brasileiro ter mais atletas assim? É bom salientar que ambos depois disso não entregaram o que era esperado, Anderson, hoje, aos 34 anos é um ex-atleta e Alexandre Pato, hoje, aos 33 anos é atleta do Orlando City, a dupla tinha potencial para entregar muito mais do que entregou, é um reflexo do futebol brasileiro isso.